Abelhas cientistas: A arte de experimentar!

Acolhendo a sugestão de tema do PEA-UNESCO, Ano Internacional da Ciência e da Tecnologia Quântica, a Escola Favinho se propõe para o ano letivo de 2025 abordar em seu projeto institucional “A Ciência e as Tecnologias”.

Acreditamos que as Ciências fazem parte do cotidiano da Educação Infantil e precisam estar presentes nos currículos. A partir das experimentações e vivências com os conhecimentos, as crianças constroem suas percepções de mundo e o interpreta, formulando concepções e conhecimentos.

A Ciência é uma construção humana, que nos explica modos de compreender o que nos cerca. As crianças com seus olhares científicos, curiosas por natureza e dispostas a desbravarem esse mundo, buscam por respostas, criam hipóteses, imaginam caminhos e soluções. Tudo isso em suas brincadeiras, experimentos e investigações sobre os fenômenos naturais e tecnológicos.

Levando esse movimento genuíno em consideração, o projeto tem como objetivo proporcionar aprendizagens significativas, em que a escola seja lugar de brincar, de experimentar, de formular questões e de potencializar ainda mais os olhares científicos e os saberes.

Consideramos as aprendizagens de corpo inteiro, ou seja, elas acontecem na relação e interação com o mundo. Para tal, aprimoraremos nossas aventuras no Quintal da escola, com o contato com as abelhas nativas, Jardim Polinizador, canteiros e miudezas. Bem como, em nossas aulas-passeios, propondo bons encontros sobre os temas pesquisados pelas turmas.

Tornando-nos cientistas a cada descoberta, brincadeira e experimento, vamos ampliar nossas linguagens e colocar a “mão na massa” no Espaço Maker, novo ambiente pensado para aguçar ainda mais as curiosidades científicas.

Para os projetos das turmas, convidaremos cientistas renomados, como: Galileu Galilei, pai da ciência moderna; Isaac Newton, com seus estudos matemáticos que revolucionaram teorias e Alberto Einstein, uma das mentes mais brilhantes da ciência, bem como, artistas, autores, compositores e as artes.

Ciência se faz com experiência! Assim, iremos experenciar, brincar, inventar, contemplar, sentir, conhecer e viver o projeto desse ano!