No âmbito do projeto institucional “Infâncias e Natureza”, a Escola Favinho se propõe, para o ano letivo de 2024, a promover um espaço de acolhimento, pertencimento, experimentação e criatividade. Essa iniciativa sublinha a essencialidade do contato direto com a natureza e promove o conceito de “desemparedamento”, reforçando a necessidade de ampliar a conexão das crianças com o mundo natural, suas expressões e produções culturais.
Nossa Metodologia de Projetos, ancorada no valor da interação e, primordialmente, no ato de brincar, visa aguçar a curiosidade das crianças em suas pesquisas ao desbravarem o universo natural.
Por meio de explorações no “Quintal” da escola, seja no contato com abelhas nativas, árvores frutíferas, ou na adoção e cuidado de canteiros, propomos expedições que são verdadeiras jornadas de descoberta, aprendizado e desenvolvimento pleno.
Os “Banhos de Floresta” e as aulas-passeio serão propulsores para a imaginação e o diálogo com nossa essência biofílica, esse impulso inato pelo vínculo com a natureza. A interação com elementos naturais, como: gravetos, pedras, sementes, terra, argila e insetos, se transformará em fonte de inspiração para investigações, bem como outras referências.
Nessa linha de pensamento, entendemos a criança como ser da natureza, indissociável aos ambientes sociais e naturais. Adotando assim, uma visão de que ela é um ser intrinsecamente ligado ao ambiente natural e social, comprometido com a constante criação de espaços para diálogos, conhecimentos e novos significados.
Esta percepção é fundamental para desenvolver indivíduos capazes de bem viver, compreender, respeitar e preservar a natureza.
ALGUMAS FONTES DE INSPIRAÇÃO
CAPRA F et al. Alfabetização ecológica: a educação das crianças para um mundo sustentável. São Paulo: Cultrix; 2006.
PIORSKI, Gandhy. Brinquedos do chão: a natureza, o imaginário e o brincar. São Paulo: Peirópolis, 2016.
REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998.
TIRIBA, Lea. Educação Infantil como direito e alegria: em busca de pedagogias ecológicas, populares e libertárias. 4ª Ed. Rio de janeiro: Paz e Terra, 2023.